IFPI campus Valença do Piauí oferece 160 vagas em exame classificatório; provas serão aplicadas dia 8/1.

 
Estiveram em Elesbão Veloso, semana passada, José Cláudio e Lourival Junior, ambos professores/mestres do Instituto Federal do Piauí-IFPI Campus Valença. Ocasião em que, através da Eldorado FM propagaram sobre o Exame Classificatório 2017.1 do IFPI, que está oferecendo 160 vagas, divididas em 80 na forma de ensino integrado e outras 80 na forma de ensino concomitante subsequente.

São 40 vagas para o curso técnico em Administração e 40 vagas para o curso técnico em Meio Ambiente.
A prova com 60 questões de múltipla escolha(matemática e português) será aplicada em 8 de janeiro 2017 no Campus do IFPI em Valença das 8 às 12h.

Inscrições no site www.ifpi.edu.br. O resultado deve sair nos primeiros dias do mês de fevereiro. Quanto às taxas de inscrições, o professor Lourival Jr disse que o período de isenção se encerrou, o que há no momento são as cotas para os alunos que já estão concluindo o ensino fundamental e que tenham feito o curso em escola pública ou aquele aluno que já concluiu o ensino médio, desde que tenha cursado em escolas públicas, esses alunos terão 50% das vagas garantidas dentro do exame classificatório. MAIS FOTOS





PLANTÃO PERMANENTE: Notícias de Elesbão Veloso nesse final de semana. Sábado(10) e domingo, 11 de dezembro 2016

Por José Loiola Neto, da redação Eldorado FM

SEGUNDÃO DO CEEP BENEDITO LEAL
Reta final de ano letivo... tempo de confraternizar, nesse clima, alunos de 2º Ano turmas  C e D, turno tarde no Ceep Benedito Leal(Benezão) brindaram entre si, e na companhia de professores o fim de mais uma etapa de estudos, a comemoração simples e singela, com direito a bolo e refri. Tudo muito bacana. Nos encontraremos em 2017 no 3º ano, querendo Deus. Até breve!!!

PAPO COM IDOSOS- DONA NENZINHA
No quadro Papo com Idosos deste domingo Edição 752 do Painel Popular na Eldorado FM um pouco da vida da senhora Josefa Ferreira Lima, a "Nenzinha", bastante conhecida em Elesbão Veloso, sendo ela mãe do "KinKin", dono de uma lanchonete na cidade. Dona Nenzinha tem outros 10 filhos, os quais criou com muita dificuldade, visto que ficara viúva. Nascida em Pio IX-PI, tendo chegado a Elesbão quando tinha apenas 20 anos. Católica praticante e fervorosa, é membro do Apostado da Oração desde 1985. Aos 77 anos(06.01.1939) disse que pretende viver bastante, em que pese as adversidades em matéria de saúde.


CASO INTRINCADO
A polícia local, através do delegado Paulo Gregório e sua equipe segue investigando o assassinato do mototaxista José Augusto, fato ocorrido a pouco mais de dez dias, em um trecho da estrada vicinal que dá acesso a localidade Gameleira, situada cerca de 3km da sede do município. O autor tomou rumo ignorado desde que praticou latrocínio, já que levou consigo a motocicleta de Zé Augusto. O que há são apenas rumores, falácias e controvérsias quanto ao paradeiro do assassino. A polícia considera o caso um tanto intrincado. O sujeito, um tanto perigoso, frio e calculista desferiu contra Zé Augusto um golpe fatal, degolando o pescoço da vítima, 35 anos, casado e pai de uma menina. Esse certamente foi um dos crimes mais bárbaros já registrados em Elesbão, haja vista que tamanha foi perplexidade de amigos, familiares e até mesmo daqueles que fazem a polícia. 

TIA IVONE, 60 ANOS!
Uma das mais emblemáticas professoras em Elesbão Veloso, tendo iniciado sua vivência docente muito jovem- aos 15 anos, Ivone Santos emplaca idade nova neste domingo, 11/12, chega aos 60 anos muito disposta, saltitante e cheia de disposição a dá seguimento a que muito gosta de fazer: transmitir conhecimentos. Por certo, a agora sexagenária tia Ivone, tem muito a contar, afinal, acumula experiências várias no segmento da educação, visto que além de professora, foi diretora e coordenadora pedagógica em escolas públicas e privadas em nossa cidade, pode também gabar-se, pois muitos dos elesbonenses, inclusive EU tive a satisfação de tê-la como professora. Que a data continue a se reproduzir mais e mais. Parabéns, tia Ivone!!!

STTRAF-EV, 45 ANOS
Neste domingo, 11/12, o Sindicato dos Trabalhadores(as) Rurais, Agricultires(as) Familiares completa 45 anos de fundação. Tendo Virgilio da Costa, o Cajaiba como fundador e Raimundo Ana como um dos precursores do movimento sindical no segmento rural, atualmente o órgão é presidido por Cícero do Cabana, muito recentemente Raimundo do Cabrinha chegou a comandar as diretrizes do órgão que cuida dos interesses dos trabalhadores rurais. Merecem também referência nesses 45 anos de história, os senhores Raimundo Rita, falecido em 2009, e Cícero Rocha, o Abidão, um dos primeiros filiados ao Sindicato Rural de Elesbão. Parabéns STTRAF de Elesbão pelos 45 anos de história!

GALÃ VIRA PASTOR
De passagem por Elesbão Veloso neste sábado, o colega de infância, amigo de festas nos bons tempos, aqueles idos anos 1990, Vanderlei Carvalho, o Galã. Atualmente ele mora em Teresina, onde é pastor da Assembleia de Deus, no Planalto Bela Vista, é casado e tem um filho de 13 anos. Vanderlei do Pantico, assim conhecido por muitos na cidade é um dos nossos entrevistas amanhã na edição 752 do Painel Popular, a partir das 9h na Eldorado FM. Entre outras coisas ele comenta as perdas recentes de uma irmã e do pai, relembra a juventude em Elesbão e sua conversão ao evangelho. 

SUCESSO ABSOLUTO
Uma vez mais realizado com êxito de sucesso e participação expressiva da comunidade, o Auto de Natal Ano IV, promovido pela Prefeitura de Elesbão Veloso, através da Secretaria de Assistência Social, tendo a frente Gliceria Soares. Evento que se consolida a cada ano a exemplo das edições anteriores contou com múltiplas apresentações, e participação especial da Banda 13 de Maio aconteceu noite passada no adro da igreja de Santa Teresinha.

NIGHT ELESBONENSE
Circulou por Elesbão Veloso ontem, oportunidade em que prestigiou parte do Auto de Natal, o elesbonense Manoel de Jesus Morais, ora radicada em Barro Duro. Manelão deu aquela passada básica no Rei do Carneiro, do amigão Zé Wilson. Por lá também passaram os casais Paulo Motos e Heleninha e Modesto e Edna. Um abraço a todos!!!

ABPC EM ELESBÃO
Estará em Elesbão Veloso novamente, a partir dessa segunda, até sexta-feira, no Anexo, atendendo em dois turnos em regime de mutirão, a Associação Brasileira de Prevenção à Cegueira, que tem Ronaldo Lima Verde como um dos representantes no Estado do Piauí. Em janeiro desse ano, de passagem pela cidade, em apenas dois dias, a ABPC promoveu pelo menos 400 atendimentos.
Ronaldo da Edna fala ao Painel
RESULTADO
Previsto para próxima segunda, dia 12/12,  a divulgação do resultado semestral para alunos de ensino médio matriculados no CEEP Benedito Leal. A partir dai, aprovados estarão de férias, por consequência, os não-aprovados iniciarão de fase de estudos, visando a Recuperação Obrigatória Final- ROF, a qual deverá ser aplicada uma semana depois. Convém lembrar que para fazer esta prova, o aluno terá que ter atingido no mínimo nota 4 na média anual.

CAOS TOTAL
O trânsito em Elesbão está uma porcaria, uma zona mesmo, a situação só se complica a cada dia, sendo que aos finais de semana o martírio só aumenta, a Praça da Independência vira uma bagunça, apesar de uns dias para cá, agentes da Prefeitura tentarem organizar aquele espaço. Outra problemática é a Rua 13 Maio, tomada por carros estacionados nos dois sentidos, além disso, as motos nas calçadas é tamanho desrespeito com pedestres. Até quando isso?.

MOTO EM LOCAL SUSPEITO
No final da noite dessa última sexta(9), a polícia foi acionada para averiguar a existência de uma motocicleta abandona em um local a ermo, às margens da BR-316 proximidades da localidade Primeira Várzea a cerca de 15km de Elesbão Veloso- sentido Teresina. O veículo foi trazido a DP, e já no começo da tarde desse sábado, conforme nos informou a polícia, a moto foi devolvida ao proprietário.

MANCHETES de Elesbão Veloso no Painel Popular Edição 751 que foi ao ar pela Eldorado FM no domingo, 4 de dezembro 2016



Por José Loiola Neto, da redação Eldorado FM

>> Assassinato do moto-taxista Zé Augusto completa uma semana amanhã, e não há até hoje, desfecho em relação ao autor do latrocínio.

>> Muitos boatos em sobre paradeiro do acusado de matar o moto-taxista Zé Augusto, segunda passada, na estrada de acesso a localidade Gameleira. Ele foi degolado com um profundo corte no pescoço.

>> Visita e missa pela passagem do sétimo dia de falecimento do mototaxista Zé Augusto acontecem amanhã no cemitério Sambaíba e Igreja Matriz de Santa Teresinha.

>> Morte do motorista Rodolfo do Tunda completará dois anos nesta quarta, dia 7/12. Nesse dia fazem dois anos também das mortes de Durreis do Bar e dona Virginia da Banca. 
>> Nesta terça, dia 6/12, cravam-se 12 anos da morte do moto-taxista Nonato Moura, o “Balinha” em acidente de moto na Rua 13 de Maio. Nessa mesma data em 2004, também morria em acidente com moto, na Avenida Benício Alves, bem próximo dali, a estudante Ediana Alves, moradora da Piçarra.

>> Polícia apreendeu motocicletas irregulares dia passado em Elesbão Veloso. Pelo menos 4 veículo foram encaminhados ao pátio da Depol.

>> Empresário defende conversa entre autoridades com vistas a discutirem em torno do combate às drogas em Elesbão Veloso.

>> Semana que começa terá duas sessões do Tribunal Popular do Juri, no auditório do Sindicato Rural. Terça será julgado pela segunda vez, o mecânico "Peixinho", atualmente residindo em Caxias-MA. Em 1997 ele matou à tiros, o comerciante "Manhão". Quarta será a vez de Leonardo Campelo e Alessandro Beserra, o "Baixinho" serem julgados pelo assassinato e ocultação de cadáver de Francisco Anderson, o "Pezão", em julho de 2013.
Pezão foi morto em 2013
>> Câmara Municipal tem sessão ordinária marcada para próxima sexta, dia 9/12. Casa Legislativa está na reta final de trabalhos nesse ano de 2016.

>> Previdência Social prossegue pagamento de aposentados e pensionistas esta semana. Amanhã recebe quem ganha um salário mínimo, donos de cartões de inscrição final 8, e os que ganham acima desse valor com cartões de terminações 3 e 8.

>> Governo do Estado paga nesta segunda, servidores que ganham entre R$. Salário de novembro está sendo pago desde 28/11 passado, e prosseguirá até 13/12, quando receberão os que ganham acima de R$ 2.800,00.

>> Último pagamento do ano do Bolsa Família será pago a partir do dia 12/12, quando recebe quem tem cartão com NIS final 1.

>> Prefeitura recupera trechos de calçamentos danificados no bairro Piçarra; problema vinha incomodando motoristas e motociclistas que transitavam pelas imediações do Samu.
Recuperação de calçamentos em Elesbão Veloso
>> Elesbão Veloso está um ano sem ambulância do Samu. Viatura foi encaminhada à Teresina para manutenção e não mais retornou.

>> Cidade completou um mês sem Depol, tomada por incêndio provocado por curto circuito na rede elétrica em outubro do ano passado.

>> Obra do novo matadouro público de Elesbão Veloso, no bairro Novo Elesbão não foi retomada, conforme previsto pelo governo.

>> Os anos passam e continua o desperdício de água em reservatório da Agespisa, situada por trás da Matriz de Santa Teresinha.
Desperdício de água em reservatório da Agespisa em Elesbão

>> Nesta segunda e terça-feira, no Ceep Benedito Leal serão aplicadas provas referente o 4º bimestre.

>> Agnaldo do Cabeça Branca, o Rei do Celular em conversa com o Painel sugeriu a instalação de câmeras em pontos estratégicos da cidade.

>> Sindicato Rural de Elesbão Veloso realiza última reunião do ano, sábado, dia 17/12. Previstas vindas de dirigentes da Fetag-PI e presenças de autoridades locais, como o prefeito Ronaldo Barbosa.

>> Spazzio anuncia cantores Iohannes e Toca do Vale e Banda Montagem como atrações para comemorar primeiro aniversário da casa de shows, dia 29/12. 
Atrações da Spazzio para 29/12
>> Tradicional seresta no Bar da Hora, da dona Evaniza, no Cirino, acontece dia 15 de dezembro.

>> Enfraquecido há algum tempo, comércio local aquece vendas com entrada de 13º pago a aposentados e pensionistas.

>> Banco do Nordeste vai liberar nos próximos meses linha de crédito para empresários em Elesbão.

>> Mecânico Francisco Pereira da Silva, o Malla, 37 anos deixa Elesbão Veloso e vai morar em Teresina com a família. 
Malla deixou Elesbão Veloso e rumou para Teresina
>> Ronaldo da Edna anuncia vinda da ABPC- Associação Brasileira de Prevenção à Cegueira a Elesbão Veloso pela segunda vez este ano. Atendimento vai acontecer entre 12 e 16 de dezembro, no Anexo.

>> Empresária Rosário Portela Leal festeja aniversário e reúne amigos e familiares em jantar bastante concorrido.

>> Morreu durante a manhã deste domingo, dona Maria Soares de Carvalho, a Maria do Zezim Cabeça de Cuia, cujo corpo está sendo velado na residência da sua filha Titinha, no povoado Baixa do Curral. Sepultamento vai acontecer no final da tarde de hoje, no cemitério Sambaiba.

PAINEL POPULAR- Um produto do departamento de jornalismo da FM Eldorado- produção, redação de notícias locais, coordenação e apresentação José Loiola Neto.

Veja últimos resultados e classificação final da primeira fase da 2ª Copa FJU de futsal, da Universal.

 
Realizada no final de semana que passou, a última rodada da fase de classificação da II Copa FJu de Futsal categoria Sub-16, evento promovido pela igreja Universal com coordenação geral do desportista Eri Machado. Jogos são disputados na quadra de esportes da antiga Escola Benedito Leal(atual Moisés Lima Verde), no bairro de Fátima. Abaixo, resultados das últimas rodadas, classificação e jogos das semifinais.
 
5ª rodada
20.11.2016
CONFIANÇA 1 X 7 REAL SOCIEDAD

Gols: Matheus Tavares(CONF); Saymon Bodin-3, Lailian-2 e Marcos Vinicis-2(RS)
Arbitragem: Eri Machado e Elielton
Cartão amarelo: Alisson(CONF)
---------------------------------------------------
LEICESTER 1 X 3 SANTA CLARA
Gols: Fernando(LEI); Wallisson-2 e Antonio(SCLA)
Arbitragem: Eri Machado e Elielton
Cartão amarelo: Antonio João(SCLA)
------------------------------------------------------
CIRINO 5 x 3 PIÇARRA
Gols: Alcides-4 e Adriano(CIRI); Marcos e Vinicius-2(PIÇA)
Arbitragem: Eri Machado e Elielton
----------------------------------------------------------
ROYALE 2 X 1 CAPITÃO MUNDOCO
Gols: Guilherme e Maciel(ROYA); Lailton(CM)
Arbitragem: Eri Machado e Elielton

6ª Rodada
27.11.2016

PIÇARRA 5 X 0 SANTA CLARA
Gols: Kaic, Vinicius-2, Alexandre e Yausson
------------------------------------------
CONFIANÇA 1 X 5 ROYALE
Gols: Expedito(CONF); Renderson-2, Gustavo-2 e Promesson(ROYA)
------------------------------------
LEICESTER 2 X 4 REAL SOCIEDAD
Gols: Deyvisson e David(LEIC); Lailian-2, Yan e Vinicius(RS)
Cartão amarelo: Yan(RS)
--------------------------------------
CIRINO 1 X 2 CAPITÃO MUNDOCO
Gols: Alcides(CIRI); Luis Felipe e João Victor(CM)

7ª rodada
04.12.2016
CAPITÃO MUNDOCO 1 X 6 PIÇARRA

-------------------------
ROYALE 1 X 2 CIRINO
Gols: Renderson(ROYA); Alcides e Paulo(CIRI)
Cartão amarelo: Expedito e Natan Erik(CIRI)
--------------------------------
LEICESTER 9 X 3 CONFIANÇA
Gols: Iure-4, Leonardo, Ezequiel-2, Deyvisson e David(LEIC); Matheus-2 e Expedito(CONF)
----------------------
REAL SOCIEDAD 5 X 4 SANTA CLARA
Gols: Saymon Bodin-2, Vinicius-2 e yan(RS); Wallisson-3 e Antonio(SCLA)
 
Classificação final- 1ª fase
1ª Royale 18 pontos; 2º Real Socieda 18 pontos; 3º Cirino 16 pontos; 4º Piçarra 09 pontos //// 5º Leicester City 09 pontos; 6º Santa Clara 06 pontos; 7º Capitão Mundoco 06 pontos; 8º Confiança 02 pontos.

Total de jogos: 28

Total de gols: 174

Total de cartões amarelos: 37

Total de cartões vermelhos: 2

Melhor ataque: Royale 27 gols

Melhor defesa: Royale 9 gols

Agenda- jogos das semifinais
11.12.2016
9h- Royale x Piçarra
9:45h- Real Sociedad x Cirino.

Moto Táxi vence Chapada do Brejo, Alta Vista supera Escolinha e Santa Clara faz 1x0 no Flamengo. Confira resultados, classificação e outros detalhes da primeira fase do 9º torneio do Alto.

 
Pela oitava rodada, a última da fase classificatória do Campeonato da Localidade Alto, zona rural de Elesbão Veloso, disputada no final de semana passada, a exemplo da rodada anterior registrou-se mais um WO já que, o Força Jovem não compareceu para jogar com o Comercial, que somou os três pontos e confirmou vaga para a etapa quartas de finais.

Com a bola rolando, a Alta Vista fez 3x1 na Escolinha, em jogo equilibrado, o Mototáxi venceu por 3x2 a Chapada do Brejo,  enquanto pela contagem mínima, o Santa Clara bateu o Flamengo. Confira abaixo os detalhes dessas partidas, acompanhadas por nosso colaborador Antonio Vieira de Abreu, o Carequinha.

Sábado, 03.12.2016
ESCOLINHA 1 X 3 ALTA VISTA
Gols: Marcelo(ESCO); Marcelo(contra), Adão e Zé Capim Pubo(AV)
Arbitragem: Vavá e Cruz
Cartão amarelo: Pitoco(AV)
-------------------------------------------
MOTO TÁXI 3 X 2 CHAPADA DO BREJO
Gols: Jorge Pesado-3(MOTO); Cruz e Marquinho(contra)>CHAP. BREJO
Arbitragem: Vavá e Cruz

04.12.2016
COMERCIAL WO(3-0) X FORÇA JOVEM
---------------------------------
SANTA CLARA 1 X 0 FLAMENGO
Gol: Francisco José
Arbitragem: Domingos e Cruz
Cartão amarelo: Yan(SCLA)

Classificação final
Grupo-A

1º Piçarra 13 pontos; 2º Rua do Fio- 10 pontos(3 vitórias- saldo + 12); 3º Comercial 10 pontos(3 vitórias- saldo + 2); 4º Campestre 7 pontos ////// 5º Clube Recreativo 3 pontos; 6º Força Jovem 0 ponto
Classificados: Piçarra, Rua do Fio, Comercial e Campestre.

Grupo-B
1º Moto Táxi 10 pontos; 2º Santa Clara 9 pontos( 3 vitórias saldo + 1); 3º Chapada Esporte 9 pontos(3 vitórias saldo + 1); 4º Flamengo 7 pontos(2 vitórias saldo + 1)//// 5º Alta Vista 7 pontos(2 vitórias saldo 0); 6º Escolinha 1 ponto.

Jogo realizados: 28 e dois WO´s

Gols marcados: 99

Total de cartões amarelos: 51

Total de cartões vermelhos: 06

Artilheiros
7 gols- Negão(Campestre)
6 gols- Tony Ramos e Antonio Neto(Rua do Fio)
4 gols- Yure(Rua do Fio), Maike(Piçarra) e Jorge Pesado((Moto Táxi)

Goleiros menos vazados
Bugão(Comercial), Camilo(Piçarra) 4 gols sofridos; Josemar(Santa Clara) e Jorge(Flamengo) 5 gols sofridos; Marquinhos(Rua do Fio) e Charles(Moto Táxi) 6 gols; Di Neto(Campestre) e Ilton(Chapada Esporte) 7 gols.

Agenda- jogos das quartas de finais
Sábado, 10.12.2016
Piçarra x Flamengo = Moto Táxi x Campestre
Domingo, 11.12.2016
Rua do Fio x Chapada Esporte = Santa Clara x Comercial.

Previsão do tempo Elesbão Veloso, sábado(10) e domingo, 11/12/2016

 
Parcialmente Nublado - Sol entre poucas nuvens.

TEMP. MÍNIMA 24ºC

TEMP. MÁXIMA 38ºC

PROB. DE CHUVA 5 %

NASCER DO SOL 05:27:27

PÔR DO SOL 17:56:07

Domingo - 11.12.2016
Possibilidade de Pancadas de Chuva - Nebulosidade variável com pequena chance (inferior a 30%) de pancada de chuva.

TEMP. MÍNIMA 24ºC

TEMP. MÁXIMA 37ºC

PROB. DE CHUVA 7 %

NASCER DO SOL 05:27:53

PÔR DO SOL 17:56:37

CPTEC

INDICADORES econômicos desta sexta-feira, 9/12/16



Bolsas de valores
Brasil- IBOVESPA -0,28 aos 60.500 pontos

EUA
Dow Jones + 0,72%     Nasdaq + 0,50%
Indice MERVAL-B.Aires- Argentina -1,70

Europa
Franca     0,60     Frankfurt 0,22  Espanha 0,26

Dólar Comercial  R$ 3,371  R$ 3,373

Dólar Turismo     R$ 3,300     R$ 3,550

Euro     R$ 3,573     R$ 3,574    

Poupança 0, 69%

Ouro-grama R$ 125,80

CMA

As manchetes dos jornais deste sábado, 10 de dezembro 2016



JORNAIS DO PIAUÍ
Diário do Povo do PI
Justiça apura denúncias contra eleitos em 2016
Meio Norte-Teresina
Portal- Homem condenado a 49 anos de prisão é preso na capital
O Dia-THE
Lula é denunciado por tráfico de influência

NORDESTE
O Estado do Maranhão
Executivo X Legislativo - Diálogo em baixa
O Imparcial-SL
Lava-Jato sem barreiras
Jornal do Commércio-PE
Começa a furacão da Odebrecht
Diário de Pernambuco
Verba urgente para Jucazinho
O Povo-CE
Delação da Odebrecht atinge cúpulas do Governo e PMDB
Diário do Nordeste-CE
Em Fortaleza Temer diz que vai prestigiar o Nordeste
Tribuna do Norte-Natal
Centro de Reabilitação está sem os serviços de limpeza
Gazeta de Alagoas
Tráfico de drogas leva 1.885 para a prisão em 11 meses em AL
Correio da Bahia
MPF denuncia Lula e filho por esquema
Correio da Paraíba
Feijão e tomate viram mocinhos

BRASIL
Correio Braziliense
Delação atinge Temer, Renan, Jucá e Eunício
O Estado de S.Paulo
Delator da Odebrecht cita Temer e cúpula do PMDB
Folha de S.Paulo
Odebrecth diz ter pago caixa 2 em empresa de amigo de Temer
O Globo-Rio
Delatores citam Temer, Renan, Maia, Padilha, Moreira, Alckmin, Serra...
Zero Hora-RS
PF investiga desvio de R$ 5,8 mi de mestrado da UFRGS