As manchetes dos jornais desta terça-feira, 29 de novembro

JORNAIS DO PIAUÍ
Meio Norte-Teresina
MP - Concursos podem ser anulados
O Dia-THE
Senado vota hoje PEC do teto de gastos
Diário do Povo do PI
116 processos da Lei Maria da Penha vão a julgamento

NORDESTE

O Estado do Maranhão
Menos dinheiro para Educação, Cultura e Esporte
O Imparcial-SL
MA terá 18 escolas de tempo integral em 2017
Jornal do Commércio-PE
911 obras no estado serão investigadas
O Povo-CE
Polícia faz a maior apreensão de medicamentos da história

BRASIL
O Estado de S.Paulo
Nordeste já quer rever acordo com União para ajuste fiscal
Folha de S.Paulo
Gestão Temer lança ofensiva para tentar reverter crise
O Globo-Rio
Incerteza com reforma atrasa recuperação da economia
Zero Hora-RS
Acidente aéreo com avião Chapecoense na Colômbia
Correio Braziliense
GDF quer verba da previdência para pagar servidores

EXCLUSIVO- Delegado Paulo Gregório fala sobre bárbaro assassinato do mototaxista Zé Augusto. Veja!

Delegado Paulo Gregório fala ao Painel Popular
Agora a pouco, o delegado Paulo Gregório, responsável pelas investigações em torno do assassinato do mototaxista José Augusto Lopes da Silva, o Zé Augusto- crime de latrocínio(roubo seguido de morte), praticado por um elemento desconhecido que fretou sua motocicleta e o executou covardemente com um golpe de faca no pescoço na estrada de acesso a Gameleira, falou com exclusividade ao Painel Popular/Fm Eldorado e entre outras coisas prometeu esgotar todos os meios da polícia para localizar o acusado.


Na entrevista Paulo Gregório ressaltou que por volta das 14h, a polícia foi acionada, em razão da existência de um cadáver na localidade Gameleira situada a cerca de 4km da sede do município, possivelmente vítima de crime.

- Nos deslocamos até o local e lá nos deparamos com uma enorme mancha de sangue às margens da rodovia, um rastro de sangue nos levou até o corpo do mototaxista Zé Augusto. Daí então acionamos a perícia criminal, que acionou o IML.

Conta o delegado que obteve informações junto a outros mototaxistas e tomou conhecimento que um rapaz moreno conversou com Zé Augusto por volta das 10h30 da manhã e fez um frete da motocicleta até a localidade Gameleira. O sujeito teria revelado ser vaqueiro, e havia trabalhado na Gameleira e estava de volta à propriedade.

- Na verdade, ele conseguiu levar o Zé Augusto para um local ermo, pois após a perícia fazer levamentos no local do crime percebeu que possivelmente ele foi vítima de um golpe profundo de faca no pescoço, um golpe fatal; pelo o que se pode perceber se trata de um indivíduo perigoso e agiu com tanta fúria, pois o golpe atingiu todas as artérias do pescoço, fazendo com que a vítima tivesse morte no local, sendo que o corpo foi arrastado cerca de 20 metros para fora da estrada.

Paulo Gregório disse que a polícia segue em diligência no intuito de localizar e prender o assassino. Há informação de que ele teria seguido no sentido à cidade de Francinópolis, que dista apenas 25km de Elesbão Veloso. Sabe-se também que no começo da noite, ele teria abastecido a moto em um posto situado nas imediações do açude da Rua do Fio. Gregório ressaltou que nesse momento toda informação é necessária no intuito de localizar também o veículo furtado, uma moto Honda, cor vinho, ano 2012. Para dificultar o trabalho da polícia, o criminoso retirou os retrovisores a placa.

- Estamos em diligências, a vida é o bem maior, o crime comoveu a cidade, e o que posso dizer é que a polícia vai continuar às buscas para ver se a gente consegue localizar o criminoso e dá uma resposta a sociedade.

Perguntado se acreditava em uma suposta trama contra o mototaxista Zé Augusto, haja vista que o criminoso chegara a Elesbão bem cedo e ter permanecido no local até o momento de sair para corrida, o delegado afirmou que aparentemente o assassino selecionou a vítima, pois viu vários mototaxista e talvez tenha notado que a moto de Zé Augusto era nova e de um valor aquisitivo de mercado maior acabou iludindo a vítima para a corrida, levando a um local ermo para consumar o crime bárbaro contra Zé Augusto, que não teve outros pertences levados além da da motocicleta.

- Ele agiu muito rápido, deu o golpe, depois o rapaz caiu sobre uma poça de sangue, daí foi arrastado por 20 metros dali, havia muito sangue no local; foi um crime bárbaro que choca a sociedade elesbonense, mas que a gente vai adotar medidas drásticas para ver se a gente localiza esse rapaz.

Nas várias cidades aos arredores de Elesbão Veloso, as buscas ao assassino já acontecem, a PM está na rua, a polícia Civil vai fazer todo o levantamento do crime, destacou Paulo Gregório, que prometeu esgotar todos os meios da polícia tendo em vista localizar o elemento.

- O corpo está sendo encaminhado ao IML em Teresina para precisar a causa da morte, mas de imediato sabemos que se trata de crime praticado por um instrumento cortante, que provocou uma lesão profunda no pescoço. O fato configura latrocínio porque praticou a morte, depois levou a moto, assim, a pena fica mais grave.

Por José Loiola Neto

Pai do mototaxista Zé Augusto narra pesadelo que teve na noite anterior o assassinato do filho: "sabia que não era coisa boa"

Seu Chico Lopes, pai do mototaxista Zé Augusto: pesadelo e canto da coã
Ouvido pelo Elesbão News, no começo da noite dessa segunda(28), horas depois do assassinato do seu filho- o mototaxista Zé Augusto na estrada de acesso a Gameleirinha, o lavrador Francisco Lopes da Silva, o Chico Lopes, disse ter tido premonição que este dia algo poderia dá errado.

- Tive um sonho desagradável ontem à noite; uma pessoa furando o meu pescoço. Eu tomava a faca dele, que em seguida pegava outra faca, depois uma foice, ele conseguia me furar, mas eu corri, fui parar dentro de um grotão e o sujeito ficava ali fora me esperando para tirar minha vida. Fiquei assustado. Para completar, de manhã bem cedo próximo da minha casa tinha uma "Acauã(Coã)" cantando, espantei ela. Sabia que não era coisa boa.

O lavrador Francisco Lopes é viúvo, a esposa dela- dona Maria Nunes faleceu em 2010. O casal  teve 4 filhos- Zé Augusto era o mais velho. (Por José Loiola Neto)

CRUELDADE: Mototaxista Zé Augusto é executado com golpe de faca no pescoço na estrada de acesso a Gameleirinha em Elesbão Veloso.

Zé Augusto: vida abreviada aos 34 anos
Pouco antes das 14h dessa segunda-feira(28/11), nas imediações do cemitério da localidade Gameleirinha, a cerca de 4km de Elesbão Veloso, o mototaxista José Augusto Lopes da Silva, o Zé Augusto, 34 anos foi assassinato com um golpe de faca no pescoço desferido traiçoeiramente por um passageiro até aqui não identificado pela polícia.

O acusado- um homem de estatura mediana, moreno, na verdade, conforme relato de testemunhas, teria chegado bem cedo à cidade- por volta das 7h30 da manhã, e permanecido no terminal Rodoviário José Osvaldo Barbosa até o momento de solicitar a corrida. Trata-se de um latrocínio, já que depois de assassinar, o elemento tomou rumo ignorado na motocicleta de Zé Augusto, uma Honda ano 2012, cor vinho.

O fato causou tamanha repercussão na cidade. O assunto foi bastante comentado nas redes sociais. O clima é de profunda tristeza entre familiares- a esposa Célia Regina Cavalcante, a filha Vanessa(12 anos) e colegas de profissão. A irmã da vítima, Lucinha Nunes(atendente na Farmácia Emiliana) aniversaria hoje e não poderia receber notícia mais desagradável.

O pai de Zé Augusto, o lavrador Francisco Lopes da Silva em conversa com nossa reportagem disse estar prevendo algo de ruim para este dia, pois havia tido um pesadelo na noite anterior- sonhou que alguém tentava lhe matar a facadas.

O corpo com a cabeça encoberta por um capacete permaneceu na local do crime até por volta das 19h de hoje, e somente agora a pouco seguiu para Teresina, tendo em vista passar por perícia no Instituto de Medicina Legal. A liberação do corpo para velório só deverá ser liberado no começo da manhã da terça-feira. Ainda não foi definido local e horário de sepultamento. (Por José Loiola Neto)